19 de set. de 2012

Atividade de História - PAT4

 
Primeira Guerra Mundial

 A Europa entra em declínio
A Europa brilhava sobre o mundo. Vivia-se o apogeu da sociedade liberal, capitalista.
O apogeu, dialeticamanete, traz consigo germe da mudança. Esse germe eram as próprias contradições permanentes e fundamentais do Modo de Produção Capitalista: a miséria do proletariado em meio à abundância, as crises de superprodução, a frenética busca de mercados, os problemas sociais e econômicos.
Enfim, todos esses problemas, ao evoluírem, geraram a crise do mundo liberal capitalista, e a Primeira Grande Guerra representou na prática o início desta crise.
Os homens da época, mesmo às vésperas do conflito, não acreditavam na possibilidade de uma guerra generalizada. No máximo, levantavam a possibilidade de uma guerra rápida e localizada nos moldes das ocorridas no século XIX.
Mas o longo período de relativa paz mantida desde o fim das guerras napoleônicas e o “equilíbrio europeu” estabelecido no Congresso de Viena em 1815 terminavam.
A Europa não mais brilhava sobre o mundo. Ofuscada pelos esforços de guerra, seu declínio era inevitável. Os problemas sociais e econômicos agravaram-se: a classe média se pauperizava e a pressão operária aumentava. Em meio à guerra, a Revolução Socialista explodira na Rússia, e, agora, representava uma ameaça para a Europa.
Diante do “perigo vermelho”, como reagiriam os industriais e financistas do mundo capitalista?


Iniciava-se a Primeira Guerra Mundial (1914-1918)

Mapa da Europa às vésperas da Primeira Grande Guerra


         No início da guerra, sete Estados já se achavam envolvidos diretamente: Áustria-Hungria, Rússia, Sérvia, Inglaterra, Bélgica, França e Alemanha. Á 23 de agosto, o Japão juntou-se aos Aliados e, em novembro, a Turquia aderiu às Potências Centrais. A guerra tomou um caráter mundial à medida que as colônias desses países se viram envolvidas.


Mapa da Europa após o término da Primeira Grande Guerra
  


ATIVIDADES

       Depois de ler os textos e observar os mapas da Europa antes e depois da Primeira Guerra Mundial, responda:

1) Que países existiam em 1914?
2) Que países se formaram depois da guerra?
3) Que impérios desapareceram?
4) O que provocou essas mudanças no Mapa da Europa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário